Os pneus devem ser sujeitos a manutenção se se verificarem alguns dos seguintes sinais:
· O seu veículo guina para um lado;
· Os pneus apresentam um desgaste desigual;
· Tem problemas de maneabilidade;
· Aumento da distância de travagem;
· Vibração invulgar do volante;
· Depois de as rodas terem sido sujeitas a uma batida forte;
· Arranhões, cortes ou saliências nos pneus.







A nível de manutenção dos pneus há quatro áreas cruciais que devem ser consideradas:
· Profundidade do relevo
· Equilibragem
· Alinhamento
· Válvulas / Pressão dos pneus

1. Profundidade do relevo  O relevo da maioria dos pneus atuais foi concebido para escoar a água. Os pneus com desgaste desempenham esta função com menor eficiência, podendo até dar origem precoce ao aquaplaning ou hidroplanagem. 




2. Equilibragem  As rodas precisam de ser equilibradas com pequenos pesos para evitar problemas de maneabilidade, vibrações e danos prematuros nos amortecedores e componentes da direção .





3. Alinhamento O seu veículo deve rodar em linha reta, em pisos planos. Se as rodas estiverem desalinhadas, podem causar um desgaste desigual dos pneus, que, por sua vez, afetará a segurança e a maneabilidade do veículo.







4. Válvulas/Pressão dos Pneus  As válvulas dos pneus deveriam ser substituídas juntamente com os pneus. A pressão correta dos pneus influi na maneabilidade, desgaste e consumo de combustível. A pressão deverá ser verificada com os pneus frios. Consulte o Manual do Proprietário ou o seu Concessionário para saber qual a pressão correta dos pneus do seu veículo.

 


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