Manutenção dos pneus
Os pneus devem ser sujeitos a manutenção se se verificarem alguns dos seguintes sinais:
· Depois de as rodas terem sido sujeitas a uma batida forte;
· O seu veículo guina para um
lado;
· Os pneus apresentam um desgaste desigual;
Aumento da distância de travagem;

A superfície do pneu que está em contacto com a estrada é aproximadamente do tamanho da palma da mão. Os pneus têm de suportar e transmitir simultaneamente forças colossais, por isso a escolha, manutenção e substituição dos pneus são cruciais para a segurança e performance do seu veículo.
A nível de manutenção dos pneus há quatro áreas cruciais que
devem ser consideradas:
· Profundidade do relevo
· Equilibragem
· Alinhamento
· Válvulas / Pressão dos pneus
1. Profundidade do relevo – O relevo da maioria dos pneus atuais foi concebido para escoar a água. Os pneus com desgaste desempenham esta função com menor eficiência, podendo até dar origem precoce ao aquaplaning ou hidroplanagem.
2. Equilibragem – As
rodas precisam de ser equilibradas com pequenos pesos para evitar
problemas de maneabilidade, vibrações e danos prematuros nos
amortecedores e componentes da direção .
3. Alinhamento – O seu veículo deve rodar em linha reta, em pisos planos. Se as rodas estiverem desalinhadas, podem causar um desgaste desigual dos pneus, que, por sua vez, afetará a segurança e a maneabilidade do veículo.
4. Válvulas/Pressão dos Pneus – As válvulas dos pneus deveriam ser substituídas juntamente com os pneus. A pressão correta dos pneus influi na maneabilidade, desgaste e consumo de combustível. A pressão deverá ser verificada com os pneus frios. Consulte o Manual do Proprietário ou o seu Concessionário para saber qual a pressão correta dos pneus do seu veículo.
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