Manutenção dos Pneus



Manutenção dos pneus 
Os pneus devem ser sujeitos a manutenção se se verificarem alguns dos seguintes sinais:


· Depois de as rodas terem sido sujeitas a uma batida forte;


· O seu veículo guina para um 
   lado;



· Os pneus apresentam um desgaste desigual;
  Arranhões, cortes ou saliências nos pneus.


 · Vibração invulgar do volante;
  Aumento da distância de travagem;










  

 Tem problemas de maneabilidade;







A superfície do pneu que está em contacto com a estrada é aproximadamente do tamanho da palma da mão. Os pneus têm de suportar e transmitir simultaneamente forças colossais, por isso a escolha, manutenção e substituição dos pneus são cruciais para a segurança e performance do seu veículo.


A nível de manutenção dos pneus há quatro áreas cruciais que
 devem ser consideradas: 


· Profundidade do relevo
  
· Equilibragem


· Alinhamento

· Válvulas / Pressão dos pneus



1. Profundidade do relevo O relevo da maioria dos pneus atuais foi concebido para escoar a água. Os pneus com desgaste desempenham esta função com menor eficiência, podendo até dar origem precoce ao aquaplaning ou hidroplanagem.





2. Equilibragem As rodas precisam de ser equilibradas com pequenos pesos para evitar problemas de maneabilidade, vibrações e danos prematuros nos amortecedores e componentes da direção .





3. Alinhamento – O seu veículo deve rodar em linha reta, em pisos planos. Se as rodas estiverem desalinhadas, podem causar um desgaste desigual dos pneus, que, por sua vez, afetará a segurança e a maneabilidade do veículo.





4. Válvulas/Pressão dos Pneus As válvulas dos pneus deveriam ser substituídas juntamente com os pneus. A pressão correta dos pneus influi na maneabilidade, desgaste e consumo de combustível. A pressão deverá ser verificada com os pneus frios. Consulte o Manual do Proprietário ou o seu Concessionário para saber qual a pressão correta dos pneus do seu veículo.












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